Na primeira noite que "Sai de Baixo" foi ao ar eu tinha apenas 12 anos (hoje eu tenho 18 - senta lá, Cláudia). Tinha que dormir cedo, pois acordava muito cedo. Logo, vi só o primeiro bloco (naquela época ainda eram só 3) morrendo de sono e não achei muita graça.
No dia seguinte, lembro bem, o programa foi assunto na escola. Eu fiquei meio de fora, pois acabei não vendo e nos dias seguintes continuei de fora pois não existia o YouTube para dar uma forcinha.
O segundo domingo chegou, Tio Lico subiu no telhado, nasceu uma estrela que correu do tarado que vinha ali e... eu só fui rever o programa quando tinha uma morta muito viva. Sempre esquecia! A partir do episódio "Brasileiros e brasileiras", exibido quase 2 meses depois da estreia, é que comecei a ficar fã do humorístico.
A partir dali, era um daqueles que aguardava ansiosamente as últimas notícias do "Fantástico" para comecer a minha grande diversão de domingo. A partir do episódio "Milagre no Arouche", o vigésimo segundo, criei um hábito que não foi mudado até o final do programa: gravar o programa e assistir umas 2X pelo menos durante a semana novamente.
Me tornei então o que chamamos de "pirado pelo Sai de Baixo". Passei a acompanhar tudo sobre o programa, estudar sobre os atores... fiquei revoltado na saída da Cláudia Jimenez, vibrei a cada novidade como a cozinha no cenário, programa ao vivo, chegada do Caquinho, inauguração do Arouche's place...
Assim como lamentei a saída da Jimenez, lamentei a da Márcia Cabrita...
Criei um site, que ficou no ar por sete anos... conheci outros pirados que nem eu.. e não foram poucos. Henrique, Vivi, Raquel, Danilo, Bocão, Felipe, Érika, Camila, Mariane... Nossa, tanta gente naquela época... Tenho contato com muitos deles até hoje e mesmo com aqueles que não tenho muito contato, sempre que encontro, parece que aquela maluquice toda de fã ainda não passou.
Dia desses, encontrei o Felipe, que fazia o "Sai de Baixo Home's place" e a sensação é a de que eu estava de volta a 2001. Mesmo sendo um dos que tenho menos contato, tive uma agradável lembrança. Recordamos juntos algumas coisas do "Sai de Baixo", com o pretexto da reprise no "Viva". Ah... como se precisássemos da reprise no "Viva" para relembrar o programa...
Logo nós que tínhamos website, brigávamos para saber quem tinha o melhor, quem dava a notícia primeiro... Logo nós que nos encontrávamos na faculdade (estudávamos próximos) para trocar VHS. V-H-S!!!! Você, que tem 15 anos hoje, a idade do "Sai de Baixo", ainda lembra de VHS? Bom... Se não lembra, saca essa foto com minhas 60 caixas de VHS do programa...

Depois do encontro com o Felipe, voltei para casa lembrando de um dos dias, sem dúvida, mais loucos da minha vida. Eu, com 17 anos, peguei o dinheiro que ganhei com um "freela", comprei uma passagem de avião e fui para SP assistir à gravação do programa. Cheguei lá, SP estava debaixo de água e a gravação foi cancelada. Que chato, né? Mas como sou brasileiro, não desisto nunca. Dois meses depois, fui de novo, e dessa vez consegui. Era o dia 18/09/2001, dia que conheci os meus amigos virtuais Henrique, Raquel; meu "inimigo" virtual, Felipe; meus ídolos e o meu programa ao vivo...
Entrar naquele teatro foi uma coisa mágica. Quanto a diretora Cininha de Paula disse: "Gravando" e o tema introdutório do programa foi tocado pelo Caçulinha... nossa... Sai de Baixo!
Pode parecer uma besteira, mas foi uma sensação tão boa. Foi emocionante ver o episódio "Família de aluguel" sendo encenado, ali, ao vivo, diante dos meus olhos. Olhos estes que se chatearam muito exatos 3 meses depois, em 18/12/01. Neste dia, eu estava novamente na plateia e eles gravaram o derradeiro episódio, "O último golpe do Arouche".
Encerrava-se ali a trajetória de um dos programas de humor mais completos que já assisti. Como dito na história do programa contada no DVD do mesmo, era o fim daquela turma que fazia barulho por nada...
Há 9 anos, o último episódio foi exibido. Na noite de 31/03/02, o programa deu adeus ao Brasil e seguiu sua exibição por mais algum tempo em Portugal e Cabo Verde. Em 2004, apareceu, como num susto, na madrugada de comemoração dos 450 anos de SP.
A Globo fez 40 anos e olha lá o Caco Antibes esbravejando contra pobre no Multshow... Há 6 anos...
Desde o ano passado, "Sai de Baixo" bate ponto no Viva. E não há quem assista e não viva toda aquela época novamente.
QUE SAUDADE DO SAI DE BAIXO!!!!!
(R.I.P. Sai de baixo - 31/03/96 - 31/03/02)